Curta nossa página do faceboook

Clique ao lado e entre em contato: WhatsApp (51) 99273.8359| contato@hidromaniaftness.com.br

Como a natação para bebês pode se tornar um momento divertido para pais e crianças

A prática da natação traz diversos benefícios para todos, inclusive as crianças. Ela contribui significativamente para seu desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social. Além disso, sem qualquer contraindicação, crianças a partir dos seis meses de idade já podem ter o esporte inserido em sua rotina. São diversos os benefícios que a natação proporciona. Ela fortalece os músculos, trabalha a noção espacial, ajuda a desenvolver diversas habilidades, melhora o apetite e o sono. Veja abaixo, alguns desses benefícios.

Saúde e desenvolvimento físico
A natação estimula o desenvolvimento da coordenação motora da criança como o sincronismo de braços e pernas e respiração. Também, a criança fica com os músculos mais fortes e firmes o que ajuda muito na postura além de a tornar mais resistente a quedas ou choques. Outro benefício para a saúde são os ganhos para o sistema cardiorrespiratório, pois ela estimula o diafragma, melhorando a respiração, e fortalece os músculos do coração diminuindo as chances de complicações cardíacas futuras. Além do mais, nadar favorece consideravelmente a circulação sanguínea e o sistema imunológico. Por isso, a atividade é indicada até mesmo para crianças com doenças respiratórias como bronquite e asma. Também, a natação ajuda no controle de peso, evitando a obesidade infantil.

Desempenho escolar
Crianças em idade escolar também se beneficiam da natação. Entre as habilidades desenvolvidas estão coordenação motora, agilidade, noção de tempo/espaço, percepção visual e auditiva da criança, o que faz com que a criança tenha mais facilidade em absorver os conteúdos. Além disso, ela se sentirá mais segura e confiante no relacionamento com os colegas.

Melhora na interação social Por ser um esporte individual, a natação oferece benefícios como construção da personalidade e melhoras na autoestima, autonomia e autoconfiança da criança. No entanto, alguns aspectos sociais também se destacam como liderança, solidariedade, respeito ao próximo, participação, companheirismo e cooperação, além de fazer novas amizades.

Melhoria na rotina
A natação pode ser uma aliada na construção da rotina da criança, por melhorar o sono e apetite. A qualidade do sono pode ser melhorada com atividade físicas, o que é muito importante, já que é enquanto dormem que as crianças crescem e recuperam as energias. Por isso, é importante que os pequenos tenham horários regulares para o sono. Além disso, a atividade provoca um maior gasto calórico o que aumenta o apetite da criança.

Natação e diversão
Crianças gostam de brincar e se divertir, se for apenas uma imposição dos pais ela não vai gostar e acabar parando em algum momento com a atividade. Por isso, é bom que ela tenha sensação de diversão e não de obrigatoriedade. A natação proporciona um momento divertido em que a criança encontrará colegas, será um momento de aprender brincando.

Cadastre seus dados!

Que entraremos em contato com você!